Comprando no AliExpress

♫ ♪

Gente, eu teimei muuuuuuito em fazer este post. Não sou nenhuma expert no assunto e compro muito por ‘instinto’, ou seja, arrisco para ver se dá certo. Mas como muitas pessoas têm me perguntado sobre compras no AliExpress, resolvi dividir com vocês o pouco que sei sobre isso.

Mas repito: não levem o que eu vou dizer como uma norma, afinal, eu também ainda estou aprendendo...

O que é o AliExpress?

O AliExpress - ou só Ali, para os íntimos, rsrs – é um site que agrupa milhares de vendedores, bem parecido com o nosso Mercado Livre, mas em vez de produtos usados, vende itens novos. 

Para facilitar a navegação, vá ao canto direito e altere a opção de língua para o português. Eu muito anta levei um tempão para saber que dava para mudar o idioma.



Como faço para comprar?

Primeiro você precisa se cadastrar. Isso pode ser feito vinculando o AliExpress à sua conta do Facebook ou preenchendo um formulário que eles disponibilizam.



É confiável?

Essa é a dúvida MAIS frequente! E a resposta é: depende.

Por não possuir um único vendedor, vai depender de quem você está comprando. Sempre tive muita sorte no geral, mas já vi queixas na internet de muitos vendedores picaretas, que ou não enviam o produto, ou quando chega a compra não tem nada a ver com o anúncio. Uma dica que posso dar é checar a porcentagem de ‘Feedback Positivo’, que fica no canto direito da tela. Quanto maior for, mais chance de ser confiável.



Além disso, sempre olho se há pessoas que já adquiriram o produto que estou prestes a comprar – é só rolar a página até o final, lá embaixo estarão as opiniões, também chamadas de ‘Feedback’.

Quanto tempo demora para chegar?

No geral, uns trinta dias. Algumas compras chegam mais rápido, outras demoram. Pela minha experiência posso dizer que isso quase nunca tem a ver com o vendedor, mas sim com a demora dos Correios. O AliExpress sempre disponibiliza rastreamento do produto, inclusive essa é uma das razões de eu preferi-lo ao Ebay, então é possível saber em que local a sua encomenda está.

O processo é mais ou menos o seguinte: o vendedor posta o produto, depois de uns três dias ele é encaminhado ao Brasil, levando em média de 10 a 15 dias para chegar. A encomenda não vai direto para a sua cidade. Antes ela é conferida na alfândega, que fica em Curitiba, no Paraná. E é aí onde você precisa ter bastante paciência, rsrsrs.... Acho incrível como a fiscalização demora para despachar o produto até o seu destino final! Normalmente ele vem mais rápido da China do que de Curitiba para a sua casa! Hahaha..



Qual a forma de pagamento?

Cartão de crédito ou boleto bancário. Nunca comprei pela segunda opção, por isso não vou poder ajudar muito nesse quesito. Ah! O cartão precisa ser internacional e eles não parcelam.

Vou ser taxado (a)?

Sempre rola aquela boa e velha dica de comprar produtos que custem até 50 dólares para não correr o risco de ser taxado. Quando a fiscalização tributa o produto, é necessário pagar 60% do valor dele a mais para poder retirá-lo nos Correios. O aviso de tributação chega em forma de carta, na sua casa mesmo (sempre tive dúvida sobre como eles avisavam).

Nunca comprei nada acima de 50 dólares, mas mesmo assim fui taxada uma vez. Foi um engano por parte da alfândega, que errou o preço de um tênis. Ele custou uns 20 dólares, mas lançaram o preço dele como 80! Entrei com recurso e estou aguardando o resultado.

Mas isso foi uma exceção, como já disse antes, minhas compras costumam ser bem tranquilas.


O MEU jeito de comprar

A verdade é que o AliExpress é como tudo na vida, você só vai aprender na prática. Por isso eu sugiro à todos que me pedem dicas a darem uma boa vasculhada nele e ir comprando aos poucos. Comece com coisas baratas – minhas primeiras compras on line foram no Ebay, comprei bijuterias, lembram? -, não vai ser difícil encontrar coisas custando menos de 10 dólares. Com o tempo a gente pega mais confiança, seleciona melhor os vendedores, aprende a ter paciência com o tempo de espera, e por aí vai...

Eu costumo pegar dicas de vendedores em grupos no Facebook, blogs e na própria fanpage do Ali. 

Uma coisa eu falo, minha gente. Compre mesmo porque vale a pena! Depois que nos acostumamos com os preços ‘made in China’ ficamos até com pena de gastar tanto aqui no Brasil. Tudo lá é muito barato.

Espero ter ajudado um pouco!

Se tiverem dúvidas ou sugestões, comentem. Vamos trocar figurinhas, gente! Rsrsr..

2 comentários: