Vi e gostei: o efeito das franjas, igualdade de gênero e imperfeições



{links nos títulos}


UM ENSAIO SOBRE... FRANJAS!




"Mas então o que acontece quando decidimos, deliberadamente, cortar uma franja super moderninha, fashion, descolada e atual e cobrir nossa testa? O que acontece, minhas caras leitoras, é que a população masculina atraída por aquela linda testa que exibíamos com displicência, simplesmente desaparece. Não sei em que momento aconteceu este fenômeno, mas de repente a testa assumiu o papel do decote profundo e, digamos, uma franja é a nova gola rolê. Nossa imagem de mulher independente, ousada e empreendedora, dá lugar à figura infantil, desastrada, inocente e emocionalmente despreparada, dos contos de fadas. Em vez de fearless bitches, somos automaticamente confundidas com adoráveis teletubies amarelos e, em poucos dias percebemos que as crianças olham mais para nós que os homens. E que as velhinhas subitamente querem nos adotar no meio da rua. E que a vizinha agora abre o portão pra gente passar. E a atendente do café não quer mais cuspir na nossa fatia de bolo. E que a cobradora do ônibus responde o nosso bom dia às 6 da manhã, sorrindo."
Muito mais do que um mero blog de looks do dia, Carol Burgo, que comanda o Small Fashion Diary, manda bem demais nos textos! Dessa vez ela fez uma análise sobre algo tão simples e bobo que ninguém nunca pensou em escrever a respeito: FRANJAS! Não entendam o termo 'bobo' como uma crítica. Eu tenho um carinho enorme por gente que consegue dar 'interessância' à temas triviais. Carolzita faz isso com maestria!

Como boa adepta das franjinhas, achei super pertinente. Usei franja durante toda a minha adolescência, mas relutei por anos em cortá-la novamente na fase adulta justamente por achar que ficaria infantil demais, o que não pega assim tão bem no local de trabalho. Deixei esse receio de lado e retornei ao meu corte de sempre, mas noto sim olhares estranhos de pessoas que conheço por conta da minha profissão (fora do blog, trabalho com assessoria de imprensa). Sei que já me avaliam como 'essa deve ser estagiária ainda'. Hahaha... E olha que lá se vão uns três anos desde que me graduei no curso de jornalismo... Não tem jeito! É o fator FRANJA!


A IGUALDADE DE GÊNEROS É (TAMBÉM) UM PROBLEMA MASCULINO



"Nós não queremos falar sobre homens sendo aprisionados pelos esteriótipos de gênero mas eles estão. Quando eles estiverem livres, as coisas vão mudar para as mulheres como consequência natural. Se homens não tem que ser agressivos, mulheres não serão obrigadas a serem submissas. Se homens não tem a necessidade de controlar, mulheres não precisarão ser controladas. Tanto homens quando mulheres deveriam ser livres para serem sensíveis. Tanto homens e mulheres deveriam ser livres para serem fortes."
Sempre acreditei que a nossa cultura cobra muito de nós mulheres, mas ao mesmo tempo não permite que os homens sejam diferentes do padrão 'MACHO'  —  quem não o é logo é taxado de gay. A igualdade de gênero é sim um problema de mulheres e homens e a atriz Emma Watson defendeu essa ideia de forma brilhante em um evento da ONU.

SOBRE QUILOS A MAIS E A FELICIDADE






 "Eu juro que não há (absolutamente) nenhum problema em querer estar bonita – chega de hipocrisia, todos nós queremos. Não há nada de errado em ir à academia ou em estar insatisfeita com o que quer que seja no seu corpo. Mas há algo de muito errado em condicionar a isso a sua felicidade. Em guardar a vida para “quando você for magra”. Você tem que ser feliz agora  - sorrindo abertamente enquanto resolve os seus problemas com a aparência, se é que eles existem.
 Se cuida – você pode até ficar magra se achar que vai ser mais feliz assim. Mas não espera não: se ama agora."
Como quase toda mulher que conheço, estou longe de estar satisfeita com o meu corpo. Mas a maior luta que travo é com o sentimento de que seria mais feliz se não tivesse 'defeitos'. Não temos que esperar algo grandioso, devemos ser felizes em todos os momentos. No fim, o que vale é a jornada. 

PHOTOSHOP ÀS AVESSAS


"This is just another reminder that we live in a world where we’re constantly scrutinized, picked apart, altered, and exploited for the sake of selling stuff. It sends the message that you can’t win, no matter what you look like. It’s time to just leave women’s bodies alone, and accept that we come in different sizes. Let’s leave the digital manipulation to IKEA catalogs and leave women alone."
Como se não bastasse termos que nos preocupar com o uso exagerado do Photoshop deixando modelos perfeitas nas revistas e criando assim um padrão de beleza inatingível, a nova moda agora é inverter o jogo, deixando as celebridades defeituosas para vender manchetes. É cada uma, viu!

 10 FRASES QUE PREJUDICAM SUA CONTA BANCÁRIA




"Se presentear quando conquista algo, parcelar no cartão, ir para o shopping relaxar... Algumas atitudes revelam muito mais riscos para seu dinheiro do que você imagina."
Quando passamos por um momento de crise, podemos aprender uma lição valiosa: é possível viver com bem menos do que gastamos. Ultimamente tenho notado o quanto, mesmo poupando, eu gastava dinheiro atoa. É preciso viver e aproveitar, sim. Mas não podemos nos esquecer do dia de amanhã , né? Poupar é um hábito para a vida toda.

 FOTÓGRAFO VIAJA O MUNDO TROCANDO TRABALHO POR HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO




"Antes que houvesse dinheiro, banco, inflação e juros, as pessoas trocavam objetos por outros objetos ou serviços. A prática, denominada escambo, há tempos caiu em desuso, mas foi resgatada recentemente pelo fotógrafo australiano Shantanu Starick. Há dois anos ele viaja o mundo trocando alimentação e hospedagem por trabalhos fotográficos."
Achei incrível o trabalho desse fotógrafo! Tá aí, mais uma vez provando que é possível ser feliz e viver com bem menos.

UM MANIFESTO CONTRA A MENTIRA




"A mentira é tão terrível que nos rouba de nós mesmos. Ela arranca um pedacinho lá de dentro que nunca mais vai se repor. É como uma planta brutalmente cortada com uma faca. A raiz está lá dentro da terra. É o que chamamos de bondade, é a nossa ingenuidade que ficou ali embutida sem ter subsídios para se desenvolver. Os caules apáticos e as flores caídas no chão vão secando com o sol, esturricando, morrendo, como nós mesmos que nos tornamos duros diante das decepções. Vamos sucumbindo aos poucos cada vez que alguém puxa as nossas folhas. Nós endurecemos com as tesouradas da vida, toda vez que alguém vem na mão grande e arranca as nossas flores sem ao menos pedir permissão. Essas pessoas são como tratores que massacram jardins inteiros sem avisar, apenas visando a sua própria plantação. Ora, somos todos vasos de plantas. Todos necessitamos de sol, de chuva, de cuidado para florescer. E também precisamos de tempo, de vento, borboletas, novas estações, e claro, de amor."
A mentira corrói qualquer relação. PONTO FINAL.

UM 'TRASH THE DRESS' EMOCIONANTE 




"A escolha do vestido de noiva é um dos grandes momentos do ritual do casamento. Apesar de ter encontrado o modelo ideal e estar contando os dias para poder usá-lo, Janine não pode realizar o sonho de subir ao altar vestindo a peça. Seu noivo faleceu dois meses antes da data da cerimônia, deixando-a sem saber o que fazer com seu vestido e com os planos que tinha para um futuro junto ao homem que amava."

Como alguém que já passou pelo processo de luto algumas vezes na vida, hoje entendo que a perda de um ente querido é assimilada de maneiras diferentes. Há aqueles que não suportam tocar no assunto, outros veem na lembrança uma forma de estar sempre próximo da pessoa que perdeu. Essa noiva conseguiu retratar em imagens e de forma poética o sentimento da falta e também a redenção da tristeza. A sensação que fica é que esse ensaio serviu para ajudá-la a seguir em frente.

2 comentários:

  1. Morri de amores com o ensaio sobre franjas e com o "trash the dress"!
    o.O

    s2

    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro os textos da Carol Burgo e o trash the dress é realmente emocionante! Beijos

      Excluir