Inspired x falsificação

♫ ♪


Hoje resolvi abordar um assunto que vem martelando na minha cabeça desde a invasão dos cintos 'Hermès' (aquele com a fivela em H) em todos os camelôs e sites xing-ling da vida....

Sempre achei os produtos 'inspired' uma boa solução para nós, reles mortais que não podemos ter aquela it bag dos sonhos ou aquele sapato que custa mais do que o salário de um mês inteiro. Uso e abuso dessas versões inspiradas, tenho genéricos de 'Valentino', 'Mulbery', 'Cèline', 'Isabel Marant', entre outras marcas recheando o meu guarda-roupa.


Apesar de amar pagar menos por um produto legal, sou totalmente contra as falsificações. Acho que quem gosta de moda de verdade, jamais deve usar uma peça pirata. Para mim é quase como trair aquele estilista que você tanto admira. Admito que quando mais nova tive algumas poucas peças dessas, mas nunca me senti a vontade usando. Eu que condeno tanto quem quer passar uma imagem daquilo que não é, por puro status, usar peça falsificada? Não mesmo! Já há alguns anos tenho adotado essa filosofia de 'inspirado sim, falso não' e estou bem feliz com isso.

Mas, afinal, o que difere o produto inspired de uma falsificação?

Para mim, as peças inspired - tão difundidas pelas redes de fast fashion - são justamente o que a tradução da palavra sugere: uma inspiração. Esses modelos usam como base uma peça-tendência e a partir dela fazem releituras. O mais legal é ver as variações de cores, tecidos, etc... Mas talvez o limiar entre o inspirado e o falso é que no primeiro caso todos sabem que não se trata do produto original. A falsificação tem o objetivo de enganar, dar status a quem usa.

Só para descontrair geeeente.... (Foto: Félix Bicha Má/ Facebook)

Tentando parecer um produto original, a peça falsificada vem estampada com o nome da marca. E é aí onde entra o tal cinto 'Hermès' que eu citei no começo do texto. Vejo muita gente o chamando de inspired, quando na realidade ele nada mais é do que uma bela falsificação, afinal, a logo da grife está bem ali, na fivela.

Esse assunto deve ser visto com um pouco mais de atenção. Uma  coisa é homenagear, outra é piratear um produto e fantasiá-lo de inspired. Minha intenção não é atingir ninguém (desculpe-me se você é uma dessas pessoas que usam o tal cinto...), mas repito o que sempre digo: nenhuma pessoa é obrigada a usar marca, mas também não deve parecer o que não é. Menos status e mais estilo, por favor!

Um comentário:

  1. Nossa, eu penso a mesma coisa sobre o assunto! Quando mais nova eu também tive umas peças dessas "réplicas" e confesso que lembrando hoje, me dá até vergonha, hahaha.
    Também sou a favor das inspired genéricas, tenho várias coisas assim também, acho bem mais honesto, e tem até variedades que acabam ficando até mais interessantes do que a idéia original.
    Adorei esse meme do Felix, hahaha Ahh, e gostei do seu blog :)

    ResponderExcluir