Você sabe comprar?

♫ ♪

Tenho uma proposta para você. Vá até o seu armário e dê uma boa olhada em tudo. Agora avalie, todas as possibilidades de looks e combinações que há nele são bem exploradas? Se a resposta for não, fique calmo. Muitos fazem o mesmo.

Essa questão tem dois pontos relevantes a serem discutidos. Em primeiro lugar, você realmente gosta e usa tudo o que compra? Se a resposta mais uma vez for negativa, o seu caso entra para as estatísticas. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas no fim do ano passado, 47% das mulheres compram por impulso. Entre os homens esse número é um pouco menor, 37%, mas mesmo assim não deixa de ser preocupante que tantas pessoas deixem sentimentos como ansiedade ou até tristeza ditar o que compram.

A impulsividade torna as coisas ainda mais difíceis para quem quer aproveitar ao máximo o próprio guarda-roupa. Quase sempre ela resulta em peças que não combinam com o estilo pessoal, pois uma boa compra requer paciência e, acima de tudo, ponderação. Ir ao shopping comigo não é tarefa fácil para quem é ansioso. Eu olho a loja toda, reviro cada canto, seleciono um monte de itens para levar ao provador e, no fim das contas, arremato apenas uma ou nenhuma peça. Mesmo com todo esse cuidado, confesso, ainda me arrependo em alguns casos.

Desperdício fashion: Becky Bloom (Confessions of a Shopaholic, 2009) é a personificação perfeita do comprador compulsivo que adquire e não usa. Foto: Pinterest/ Reprodução


O segundo ponto a ser questionado é que, uma vez que as peças já foram devidamente selecionadas de acordo com o seu gosto, você sabe variar? Embora seja enjoativo usar o mesmo, pode ser irresistível vestir aquele jeans de sempre ou aquela camisa branca que vai bem com tudo, não trocar a bolsa porque dá uma baita preguiça de realocar tudo o que há nela em outra, e por aí vai. O nosso cotidiano corrido acaba nos fazendo cair no comodismo da repetição.

Para otimizar o guarda-roupa é aconselhável organização e criatividade. Um armário arrumado torna visível tudo o que há nele e 'pensar fora da caixa' garante certa sustentabilidade, já que nada é desperdiçado.

Que tal exercitar o estilo e virar-se com o que já tem antes de ir ao shopping uma próxima vez?

Um comentário:

  1. Adoro os posts de como arrumar o seu closet de tal e tal forma. Sempre prático e toda vez acha aquela dica útil.

    Bejos
    Sofia
    White Russian blog
    www.whiterussian.com.br

    ResponderExcluir