Dica de filme: Yves Saint Laurent


Imagem: Reprodução

Há alguns dias assisti à película que dá vida a um dos maiores nomes da moda do século XX. No filme, que leva o nome do estilista, Yves Saint Laurent é retratado desde o início de sua carreira, quando assumiu a maison Dior após a morte de Christian Dior, de quem era assistente, até o desfile da aclamada coleção inspirada no balé russo.

Entre 1956 e 1976, período que o filme abrange, Pierre Niney interpreta um Yves Saint Laurent capaz de impressionar até quem conviveu intimamente com o estilista. Pierre Bergé, companheiro nos negócios e na vida pessoal de Saint Laurent, declarou ter ficado impressionado com a semelhança física e com o primor de sua atuação.

Do inseguro rapaz de 21 anos que acaba de assumir uma das maiores grifes francesas, passando pela famosa criação da coleção Mondrian e pelos problemas com drogas, dando um salto até 2008, ano em que o estilista morreu vítima de câncer no cérebro, Ninney consegue transmitir a impressão de que quem está na tela é o próprio Yves. A atuação do protagonista foi para mim um dos pontos mais altos do filme.


O filme é uma ótima pedida para quem quer conhecer um pouco mais sobre a biografia do estilista. História essa que confunde-se com a história da moda parisiense, mostrando outros personagens importantes nesse cenário, como o próprio Christian Dior e até Karl Lagerfeld, que ainda é atuante até os dias de hoje comandando a Chanel.




Duas vezes Yves
Uma nova cinebiografia do estilista foi lançada recentemente em Cannes. Intitulado apenas de ‘Saint Laurent’, o segundo filme parece apelar para uma abordagem diferente. Estou curiosa para vê-lo também.

Um comentário:

  1. Eu também curti demais o filme. A atuação do ator que interpreta o YSL é incrível!
    Chorei um bocado no cinema vendo esse filme!
    =x

    Beijos Lurian!

    ResponderExcluir