Os perfumes mais vendidos do mundo


Se tem algo que preciso começar a investir mais é em perfumes. Geralmente compro apenas um e o uso até acabar, o que não acredito ser uma boa ideia, afinal, cada ambiente pede uma intensidade diferente de fragrância. Ou seja, aquele perfume forte que usamos na balada não é o mais indicado para o local de trabalho, por exemplo. Sem contar que sentir o mesmo cheiro todos os dias enjoa. Meu último foi o Euphoria, da Calvin Klein, e apesar de adorá-lo, vou levar alguns anos para comprá-lo novamente...

A revista Claudia publicou o ranking dos perfumes mais vendidos do mundo, e como eu não entendo bulhufas de perfumaria, achei que essa lista pode servir de inspiração tanto para mim quanto para outras pessoas. Além disso, fiz uma pesquisa básica para entender com funcionam os perfumes.

Existem quatro tipos: parfum, eau de parfum, eau de toilette e eau de cologne. O que os difere é a concentração deles, do mais concentrado para o menos, respectivamente. Enquanto os mais fortes podem fixar até 20 horas na pele, colônias só dão um leve frescor.

Basicamente, são formados por notas de fragrância, divididas em três classes: notas de saída (ou cabeça), notas de corpo (ou coração) e notas de fundo (ou base). Cada uma delas tem um tempo de fixação diferente. Primeiramente sentimos as de saída, que duram apenas minutos. Em seguida vêm as de corpo, que se desenvolvem gradualmente até chegarem às fundo, que são a verdadeira essência do perfume.




1° - Chanel "N°5": Ylang-ylang, neróli, aldeído e mugget nas notas de saída. Íris, jasmim, raiz de Orris, rosa e lírio do vale como notas de coração e como base, vetiver, almíscar, sândalo, patchouli, musgo de carvalho, âmbar, baunilha e civeta. Foi lançado em 1921 e desde então nunca deixou de ser o perfume mais desejado entre as mulheres. Era o preferido de Marilyn Monroe, que 'vestia-se' com apenas duas gotas do N°5 para dormir. R$550 (100 ml)

2° - Chanel "Coco Mademoiselle": As notas de saída são laranjas da Sicília, bergamota da Calábria e da Sicília grapefruit. As de corpo, extrato de rosa, jasmim e lichia. Como base apresenta  uma combinação de patchouli da Indonésia, vetiver do Haiti, almíscar branco e baunilha Bourbon. Foi lançado em 2001 na versão eau de parfum, e em 2002, como eau de toilette. Seu criador foi Jacques Polge, que é o perfumista à frente da Chanel há 35 anos. R$840 (200 ml)

3° - Dior "J'adore": Neste perfume notam-se primeiramente frutais de bergamota, melão, pêssego, pêra, ameixa e amora. Em seguida, aparecem notas de frésia, tuberosa, ylang ylang, champaca, cassis, lírio do vale, orquídea, rosa, violeta, magnólia e jasmim, finalizando com base do cedro, sândalo, baunilha e almíscar. É uma criação de Calice Becker e foi lançado em 1999. Sua embalagem faz uma alusão às mulheres girafas, que usam vários adornos no pescoço de forma a esticá-lo.  R$459 (100 ml).

4° - Dolce & Gabbana "Light Blue": Inicia com notas de maçã verde, campânula e cedro siciliano. Em seguida, jasmim, rosa e o bambu. Tem o âmbar e o almíscar como base. R$389 (100 ml).

5° - Thierry Mugler "Angel": Começa com patchouli, o caramelo e a baunilha e depois se fixa com fragrâncias de frutas e flores. É um dos perfumes que mais gosto, mas o cheiro é muito marcante, bem 'noite' mesmo, sabem? Aliás, essa embalagem LINDA, quase uma obra de arte, já dá uma ideia disso, não é? Foi lançado em 1992. R$399 (80 ml).


6° - Estée Lauder "Pleasures": É composto por lírio branco, lilás, rosa, violeta e com um fundo em Sândalo. Foi criado por Annie Buzantian e Alberto Morillas, em 1994. (US $85).

7° - Chanel "Chance": Tem notas de baunilha, jasmim e íris. Finalizando com o almíscar branco. Outro Chanel na lista! É uma releitura do Coco Mademoiselle e foi lançado em 2003. Tem mais duas versões,  Eua TendreEau Fraiche. R$510 (100 ml).

8° - Lancôme "Trésor": Floral oriental, com notas de damasco, lírios, rosas, pêssego, âmbar e baunilha. No mercado há 24 anos. R$289 (30 ml).

9° - Chanel "Allure": Notas de limão, bergamota, tangerina, pêssego, rosa de Maio, jasmim, lírio d'agua, peônia, magnólia, flor de laranjeira, sândalo, vetiver e baunilha. Também nas versões eau de parfum e eau de toilette. R$510 (100 ml).

10° - Calvin Klein "Eternity": As de saída são cítricas, com notas verdes e de tangerina. Em seguida,  florais como violeta, jasmim e lírios da vale. Sândalo, almíscar, âmbar e  patchouli encerram a combinação. Foi criada pela perfumista Sophia Grojsman, em 1988, para simbolizar a união de Calvin Klein com a esposa. Um ano antes, ele havia dado à ela um anel gravado com a palavra 'eternidade'. R$399 (100 ml).

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